A Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL) assinalou, entre 25 e 27 de novembro, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha de recolha seletiva. A iniciativa foi promovida pelo Programa Eco-Escolas da ESSL em articulação com a Comissão para o Bem-Estar e Segurança.

O objetivo da campanha foi reforçar a sensibilização da comunidade académica para práticas de prevenção, separação e encaminhamento adequado de resíduos com impacto ambiental e em saúde pública.
Durante a campanha, foram recolhidos aproximadamente 60 kg de resíduos para valorização, reciclagem e apoio social, destacando-se: 3,5 kg de radiografias, enviadas à AMI (parceiro Eco-Escolas) para valorização e recuperação de prata; 2,55 kg de pilhas, encaminhadas para a ERP Portugal, entidade gestora de resíduos e parceira Eco-Escolas; 6,9 kg de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), enviados também para a ERP Portugal para desmantelamento e reciclagem; 4,10 kg de medicamentos, dos quais uma parte será utilizada em aulas práticas da Licenciatura em Farmácia, e o remanescente encaminhado para a rede VALORMED, garantindo o tratamento seguro destes resíduos; e, 42,5 kg de roupa, que serão doados a duas instituições e o restante encaminhado para a SARAH Trading, parceiro Eco-Escolas especializado em reutilização e reciclagem têxtil.

No total, esta iniciativa contribuiu para a redução da deposição em aterro, a promoção da economia circular e o reforço de práticas ambientais responsáveis.
A ESSL agradece o envolvimento ativo de toda a Comunidade Académica, reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a formação de cidadãos ambientalmente conscientes.
