A Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL) promoveu, entre os dias 20 e 22 de outubro, o International Society for Exposure Science (ISES). O evento, que decorreu nas instalações da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa, reuniu um total de 95 participantes provenientes de 17 países da Europa, América e Ásia.

A organização esteve a cargo das Chairs Marina Almeida-Silva e Carla Viegas, que contaram com o apoio da sua Comissão Técnica, Renata Cervantes, Pedro Pena e Bianca Gomes, bolseiros da ESSL, Joana Oliveira bolseira da Egas Moniz School of Health & Science e Joana Morais da Escola Nacional de Saúde Pública. A realização deste evento de três dias, contou ainda com a colaboração dos voluntários da Licenciatura em Saúde Ambiental da ESSL.
O programa científico incluiu 43 apresentações orais, 37 posters, 4 palestras principais (keynotes) e 5 grupos de trabalho temáticos. Os tópicos centrais da ciência da exposição abordados incluíram exposições cumulativas, agregadas e mistas; exposição a pesticidas; ambientes interiores e ocupacionais; avaliação integrada da exposição (One Health); inovação digital em ciência da exposição; monitorização biológica e agentes biológicos; e a transferência da ciência para políticas públicas (Science to Policy).
Entre os keynote speakers, estiveram Paul Scheepers, Gerardo Martinez, Jacob van Klaveren e Ricardo Assunção, que partilharam perspetivas sobre os mais recentes avanços na área da ciência da exposição e na interface vital entre saúde e ambiente.
Durante o evento, foram também distinguidos os vencedores dos melhores posters, entre os quais se destacou Marta Dias, investigadora do Health & Technology Research Center (H&TRC) da ESSL, que obteve o 3.º lugar com o trabalho “Reframing the Assessment of Fungal Exposure in Woodworking Environments”.
O evento contou ainda com momentos de convívio e networking, incluindo jantares sociais e apresentações culturais, que reforçaram o espírito colaborativo entre investigadores e profissionais da área da saúde ambiental.
  

A realização do ISES Europe Workshop 2025 reforça o papel da ESSL e do Instituto Politécnico de Lisboa na promoção da investigação e da cooperação internacional na área da saúde ambiental e do estudo da exposição a agentes ambientais.