Passar para o conteúdo principal
Margarida Rascão
Submetido por Margarida_ramo… a 23 September 2025

Escola Superior de Saúde de Lisboa reforça competências internacionais em Imagem Médica e Radioterapia

A Escola Superior de Saúde de Lisboa participou num curso internacional que contribuiu de forma significativa para o enriquecimento académico, desenvolvimento de competências pessoais e interculturais, reforçando a internacionalização do ensino superior na área da saúde, mais concretamente na área da Imagem Médica e Radioterapia (IMRT).

O curso Bip-CET-MIT: Comparisons among European Practices in Medical Imaging and Therapy: Impacts on Image Qualities, Doses and Durability decorreu entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro de 2025, com os dois primeiros dias em formato online e a componente presencial realizada de 1 a 5 de setembro, na Haute École Léonard De Vinci, em Bruxelas, Bélgica.

A iniciativa reuniu instituições de ensino superior de quatro países europeus: Haute École Léonard De Vinci (Bélgica), Università degli Studi Dell'Insubria Varese (Itália), Iuliu Hațieganu Universidade de Medicina e Farmácia Cluj-Napoca (Roménia) e a Escola Superior de Saúde de Lisboa (Portugal).

A Escola esteve representada pelos docentes Lina Vieira, Marco Caetano e Margarida Ribeiro, juntamente com seis estudantes do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia : Ana Carolina Correia, Ana Sofia Rodrigues, David Miranda, Filipa Ferreira, Soraia Marques e Yasmin Gomes.

Esta experiência internacional, iniciada em 2024 com o projeto BIP AMELY na Escola Superior de Saúde de Lisboa, centrou-se este ano na qualidade da imagem, nos níveis de referência de dose em diagnóstico e na sustentabilidade dos procedimentos. O principal objetivo passou pela promoção do intercâmbio internacional de conhecimentos e pela comparação de práticas no setor da Imagem Médica e Radioterapia.

O curso constituiu uma oportunidade única para aplicar conhecimentos teóricos em contexto internacional, conhecer diferentes metodologias e reforçar a colaboração entre instituições europeias, valorizando a experiência académica e profissional dos estudantes.