O esforço da Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL) na formação em saúde resultou na concretização de mais um objetivo no contexto europeu. O seu Programa de Formação de Perfusionistas, integrado na Licenciatura em Fisiologia Clínica, obteve o reconhecimento e a acreditação formal por parte do European Board of Cardiovascular Perfusion (EBCP). Esta certificação é válida até 31 de dezembro de 2030.
O EBCP é a entidade que assegura a uniformização dos padrões de qualidade e de formação profissional no domínio da Perfusão Cardiovascular, garantindo que todos os profissionais certificados cumpram requisitos equivalentes de competência técnica e ética.
Este selo de qualidade europeu confere vantagens cruciais aos futuros profissionais formados pela ESSL, permitindo-lhes passar a ter a possibilidade de realizar o exigente exame de certificação da EBCP. A aprovação neste exame permite aos profissionais prosseguir estudos, complementar a sua formação na área da Perfusão Cardiovascular e, fundamentalmente, exercer a profissão em qualquer país europeu em condições de igualdade.
Na sequência deste reconhecimento de excelência, a ESSL assumiu um papel central na realização do Exame Europeu de Certificação que decorreu no dia 22 de novembro. A instituição de ensino superior atuou como entidade anfitriã para os candidatos Portugueses.
A conclusão com sucesso de um Programa de Formação de Perfusionistas reconhecido pelo EBCP é a chave que possibilita o exercício da profissão com a mesma validade e peso em todos os países da Europa.