A Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL), através da Licenciatura em Dietética e Nutrição iniciou um programa de iniciativas para celebrar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), que se prolongará por mais de um ano, culminando apenas em setembro de 2026, coincidindo com o Dia Mundial do Coração.
O programa, promovido por estudantes e docentes da Licenciatura em Dietética e Nutrição (DTN) da ESSL, alinha-se com o tema da Food and Agriculture Organization (FAO) para o Dia Mundial da Alimentação. O projeto conta com a colaboração de duas entidades de referência nacional: o Hospital da Luz e a Auchan.
No dia 16 de outubro, data oficial do Dia Mundial da Alimentação, a Licenciatura em DTN dinamizou duas ações internas junto da comunidade académica da ESSL: Um Concurso Quiz-online, que consistiu num questionário sobre conceitos de nutrição, com um prémio patrocinado pela Auchan Retail Park, sorteado entre os participantes com mais respostas corretas. Já no final do dia decorreu a iniciativa Serious Game, uma atividade lúdico-pedagógica para promover a partilha de conhecimento científico entre os diferentes anos letivos da Licenciatura em DNT.

Ainda no mesmo dia, foi realizada uma sessão externa de promoção de alimentação saudável na Fundação Cardeal Cerejeira (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas - ERPI).

O programa estende-se por mais de um ano, com um enfoque particular na relação entre nutrição e saúde cardiovascular. Durante o mês de novembro, estão previstas duas ações de promoção de hábitos saudáveis direcionadas a estudantes do ensino secundário. Posteriormente em colaboração com os Serviços de Cardiologia e Nutrição do Hospital da Luz, será desenvolvido um E-book de receitas adaptadas às recomendações nutricionais para as patologias cardiovasculares mais comuns. O objetivo é envolver utentes de consulta externa e os seus familiares na divulgação de dietas terapêuticas acessíveis.
Também a Auchan se junta ao reforço da divulgação de dietas terapêuticas, publicando mensalmente no seu website, textos de apoio a situações clínicas prevalentes, incluindo receitas que refletem os princípios dietoterapêuticos recomendados pelas sociedades internacionais.
Todas estas atividades reforçam a missão colaborativa da Licenciatura em Dietética e Nutrição: estudantes e docentes participam ativamente em todas as fases do projeto, desde o planeamento à avaliação. Desta forma, todas as ações propostas convergem com as prioridades globais de alimentação e nutrição, tal como preconizado pela FAO.

