A Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL) marcou presença no XXI Congresso Nacional da ATARP (Associação Portuguesa de Técnicos de Radiologia), que decorreu em Lisboa nos dias 7 e 8 de novembro de 2025, onde se destacou pela qualidade e inovação das comunicações apresentadas.
A excelência da ESSL foi reconhecida com a conquista de três prémios na área da Medicina Nuclear, sublinhando o valor do trabalho realizado por recém-graduados e docentes da Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia (IMRT).
José Belo, recém-graduado em Imagem Médica e Radioterapia (IMRT), recebeu o 1.º Prémio de Melhor Comunicação Oral em Medicina Nuclear, com a apresentação intitulada “Métodos de Quantificação em contexto de Amiloidose Cardíaca, com Disfosfonatos Marcados com Tc99m”.
Lina Vieira, docente do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia da ESSL, foi distinguida com o 2.º Prémio de Melhor Comunicação Oral em Medicina Nuclear, com a comunicação subordinada ao tema “Humanização do Cuidado em Medicina Nuclear: Estratégias Não-farmacológicas”.
Já Rafaela Gomes, também recém-graduada, recebeu o 1.º Prémio de Melhor Póster na área da Medicina Nuclear, com o Póster “Comparação de métricas de SUVr em PET com 18F-Flutemetamol utilizando os softwares SPM e CPET”
Estes prémios realçam o contributo fundamental dos estudantes e professores da ESSL para o avanço das áreas de Imagem Médica e Radioterapia em Portugal.

Para além dos prémios recebidos, a ESSL contou ainda com a participação das suas docentes, Cláudia Martins (área científica da Radiologia) e Susana Valente (área científica da Medicina Nuclear), e dos seus estudantes Alícia Sedas, Cárin Pinto e Gonçalo Monteiro, (da Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia - IMRT) que integraram a Comissão Organizadora do Congresso.
Com estas distinções, a ESSL reafirma a sua excelência na formação e investigação em ciências da saúde. A Escola não só garante a preparação de profissionais altamente qualificados, como também é um motor vital para o avanço e inovação contínua das áreas de Imagem Médica e Radioterapia a nível nacional.