Submetido por claudia_guerreiro a 4 July 2023

ESTeSL abre Portas ao Rastreio do Cancro do Colo do Útero em São Tomé e Príncipe

04.07.2023

Em junho chegou ao fim o estágio de formação dos Profissionais de Saúde, Manuel António Vila Nova Cardoso e Adelino Rodrigues Botelho, provenientes do Centro Policlínico de Água Grande do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe.
Esta formação resulta da parceria entre a ESTeSL e a Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), associação esta, que tem como fim realizar atividades de cooperação para o desenvolvimento, de educação para a cidadania global e de ação humanitária.
Teve como objetivo formar os profissionais de saúde para iniciar o rastreio do Cancro do Colo do Útero (patologia de elevada incidência no país), por citologia, na República de São Tomé e Príncipe.  Incluiu a frequência das unidades curriculares da licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais de Citopatologia I e Biologia Celular, bem como um estágio laboratorial que decorreu entre outubro de 2022 e junho de 2023 no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, instituição com a qual a ESTeSL é parceira no âmbito de estágios.
Na reunião de encerramento do estágio os estagiários referiram a importância desta formação, com componente teórica e prática laboratorial, um modelo que potencia a aquisição de conhecimentos, e que lhes poderá possibilitar e ajudar o seu país na abertura de um laboratório de citologia ginecológica.
Esta parceria consubstancia a capacidade da ESTeSL em tornar-se pioneira na formação de citologistas no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Espera-se assim que esta colaboração possa ter continuidade permitindo a formação de mais profissionais de saúde e que contribua de forma determinante para a melhoria da saúde pública em São Tomé e Príncipe.