Submetido por claudia_guerreiro a 4 March 2022

ESTeSL comemora o seu 41º aniversário: 4 décadas de Escola!

04.03.2022

Teve lugar no passado dia 24 de fevereiro de 2022 a comemoração de mais um Dia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). O auditório da ESTeSL acolheu estudantes, docentes, funcionários não docentes, diplomados, seus familiares e amigos, antigos alunos e convidados, para celebrar o seu 41º aniversário.

Com o tema "O caminho faz-se caminhando...”, o programa incluiu uma conferência, a tradicional entrega de prémios e de diplomas aos estudantes que concluíram o seu ciclo de estudos no ano letivo 2020/2021, a distinção de membros da comunidade académica e momentos surpresa.

A comemoração teve lugar ao início da tarde, com o hastear da Bandeira Verde 2020/2021. Foi o décimo primeiro ano consecutivo que a Bandeira Verde foi hasteada na Praça da Saúde, um reconhecimento pelo trabalho de mérito na educação ambiental para a sustentabilidade.

A Sessão Solene de Abertura do Dia da Escola 2022 contou com a intervenção do Prof. Doutor Elmano Margato, Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), da Prof.ª Doutora Beatriz Fernandes, Presidente da ESTeSL e do Estudante João Anjos, Presidente da Associação de Estudantes.

A conferência “Caminhada ao Serviço da Saúde e da Vida: Memórias de um Tempo que chama o Futuro”, proferida pelo Prof. Coordenador Manuel Correia realizou uma viagem no tempo de 4 décadas da ESTeSL: como foi, como é e como deverá continuar a ser! Seguiu-se o momento marcante do dia, repleto de muitas recordações, memórias, vivências e emoções,  a homenagem ao Prof. Coordenador Manuel Correia, que após 37 anos ao serviço da Escola, se aposentou.

O momento cultural, organizado pela Associação de estudantes da ESTeSL, apresentou Ricardo Marques à guitarra.

"À conversa com…" reuniu docentes, não docente, estudante e diplomado que partilharam vivências ao longo destas quatro décadas de Escola. Demonstrando diferenças da ESTeSL de há 4 décadas para a ESTeSL de hoje!

A tradicional entrega de prémios iniciou com o Reconhecimento Público aos funcionários não docentes, pela presença e dedicação para garantir o funcionamento regular da ESTeSL, em particular, nos últimos dois anos, superando os desafios com que a escola se deparou.

A Medalha de 25 anos ao serviço da ESTeSL foi entregue a Joaquim Tuna Correia, do serviço de aprovisionamento. O Prémio Caixa Geral de Depósitos foi entregue, pelas representantes da CGD e pela Presidente da ESTeSL, aos 9 diplomados de licenciatura da ESTeSL, seguido da entrega do “Prémio João Simões Franco” e o “Prémio Nutrition and Dietetics Award”.

A cerimónia terminou com a Entrega dos Diplomas de Curso aos estudantes que concluíram a sua Licenciatura e Mestrado no Ano Letivo de 2020/2021 e atuação das Tunas, ESTeS’ La Tuna Feminina e ESTeS’ La Tuna Masculina.

A comemoração do Dia da Escola 2022 finalizou num momento de convívio que reuniu, uma vez mais, a comunidade académica.