Submetido por claudia_guerreiro a 17 January 2024

ESTeSL comemorou o seu 43º aniversário

17.01.2024

A ESTeSL celebrou no dia 12 de janeiro o seu 43º aniversário!
As comemorações tiveram início na sala nobre da ESTeSL com a Assinatura de um Acordo entre a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL) e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC), no âmbito do Protocolo de Cooperação já existente entre as duas instituições.
Este Acordo tem como finalidade a criação de um Polo do Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia – H&TRC da ESTeSL, nos termos dos seus Regulamentos, na ESTeSC, o Polo H&TRC-Coimbra. Pretende-se fortalecer a cooperação de longa data entre a ESTeSL e a ESTeSC através do desenvolvimento de novas ações ao nível da investigação, divulgação científica e prestação de serviços, com relevância a nível local, nacional e internacional, no contexto do H&TRC e das estruturas locais de cada instituição.

Acordo Coimbra   Acordo Coimbra

Seguiu-se o hastear da Bandeira Verde 2022/2023 na praça da Saúde onde, uma vez mais, a ESTeSL viu reconhecido o seu trabalho de mérito na educação ambiental para a sustentabilidade.

Dia da ESTeSL 2024  Dia da ESTeSL 2024

A Sessão, que teve lugar às 15h00 no Auditório da ESTeSL, contou com a presença dos órgãos de governo da Escola, do Presidente da Associação de Estudantes da ESTeSL, do Presidente e Vice-presidentes do Politécnico de Lisboa (IPL) e alguns presidentes de unidades orgânicas do IPL, entre outros convidados e individualidades externas, e iniciou-se com a atuação da Charanga da Escola de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros de Linda-a-Pastora.

Dia da ESTeSL 2024  Dia da ESTeSL 2024

A Sessão Solene de Abertura do Dia da Escola, contou com a intervenção do Prof. Doutor Elmano Margato, Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), da Prof.ª Doutora Beatriz Fernandes, Presidente da ESTeSL e do Estudante José Lopes, Presidente da Associação de Estudantes.

Dia da ESTeSL 2024 Dia da ESTeSL 2024 Dia da ESTeSL 2024

Dia da ESTeSL 2024

A conferência “O Futuro da Saúde” deste Dia da ESTeSL, foi proferida pelo Dr. Manuel Delgado, à qual se seguiu o momento cultural promovido pela Charanga da Escola de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros de Linda a Pastora.

Dia da ESTeSL 2024  Dia da ESTeSL 2024

À semelhança de anos anteriores a cerimónia continuou com a entrega de Prémios e Homenagens, como foi o caso da homenagem àqueles que se aposentaram no ano de 2023 e que parte da sua vida foi dedicada à ESTeSL. Neste ano foi homenageada a Funcionária Maria Alice Toscano, pelo profissionalismo e empenho demonstrado durante o seu percurso na ESTeSL (10-01-1983 a 03-04-2023)
No âmbito  do patrocínio concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) à ESTeSL, e com a presença da Dra. Inês Lucas e do Dr. João Paulo (representantes da CGD), foi entregue o Prémio ao melhor artigo da Revista Saúde & Tecnologia publicado em 2023. Este ano, o júri decidiu atribuir o prémio ao artigo intitulado” Análise do efeito biológico de extratos de folhas de Carica papaya na viabilidade e na proliferação de células K562” dos autores Beatriz Canteiro, Maria Mendes, Mariana Delgadinho, Ketlyn Oliveira, Catarina Ginete, Mário Gomes, Edna Ribeiro, Miguel Brito e Anita Gomes.

Dia da ESTeSL 2024

Ao abrigo do protocolo atrás referido foram, ainda, entregues os “Prémios Caixa Geral de Depósitos”, atribuídos anualmente aos diplomados de cada curso de Licenciatura da ESTeSL que tenham evidenciado um aproveitamento académico excecional. Ainda este ano, e de futuro, o Prémio Caixa Geral de Depósitos passa, igualmente, a ser atribuído aos diplomados dos cursos de Mestrado com aproveitamento académico excecional.

Dia da ESTeSL 2024  Dia da ESTeSL 2024

A entrega de prémios não ficaria completa sem a atribuição do “prémio Nutrition and Dietetics Award". Este prémio criado sob proposta do conselho de curso da licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL, é apoiado pela Auchan Portugal Hipermercados SA, instituição parceira da ESTeSL, que se fez representar pela nutricionista Cátia Gouveia Miguel e destina-se ao estudante que reúna os melhores indicadores cumulativos na área do ensino, investigação e apoio à comunidade.

Dia da ESTeSL 2024

A cerimónia prosseguiu com um reconhecimento público aos estudantes Atletas da ESTeSL, não só àqueles que se destacaram em 2023, mas a todos, pelo esforço e notável conciliação entre as suas vidas académicas e desportivas.

Dia da ESTeSL 2024

A sessão foi encerrada com a atuação da EST’eS La Tuna Masculina.
Seguiu-se um Cocktail que reuniu, uma vez mais, a comunidade académica para um momento de convívio e um brinde à ESTeSL.