Submetido por claudia_guerreiro a 26 January 2024

ESTeSL na Sessão de Lançamento da Rede de Pensamento Crítico no Ensino Superior

26.01.2024

Na passada sexta-feira, 19 de janeiro, teve lugar o lançamento da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico, no Student Hub da Universidade de Coimbra, que contou com a presença da ESTeSL, que se fez representar pelos seus Docentes, Prof. Mário Maia Matos, Prof.ª Cláudia Viegas e Prof.ª Rute Borrego, e do IPL,  na pessoa dos seus Pró-Presidentes, Dra. Rute Agostinho e Prof.ª Anabela Graça.
 Noticia Rede de Pensamento Crítico no Ensino Superior

A Rede Portuguesa de Pensamento Crítico no Ensino Superior nasceu há cerca de três anos, a partir da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o objetivo de juntar docentes e arranjar estratégias para trazerem este tema para as aulas, muitas vezes reduzidas ao conhecimento e às aprendizagens que se limitam à memorização e menos à compreensão e ao pensamento. Composta atualmente por 140 docentes de 50 instituições de Ensino Superior, a rede tem como missão preparar cidadãos participativos e profissionais críticos.

A Sessão contou ainda com a participação do Diretor Geral do Ensino Superior, o Dr. Joaquim Mourato, que manifestou todo o seu apoio à rede, de Cassie Haghe da OCDE e de Ronald Barnett que é uma referência mundial do Pensamento Crítico no Ensino Superior e que integrou a mesa redonda, moderada pelo Docente da ESTeSL, Prof. Mário Maia Matos.

No período da tarde, o programa contemplou um Workshop, onde os docentes participantes tiveram a oportunidade de ensaiar práticas de Pensamento Crítico relevantes para o Ensino Superior.

Qualquer pessoa ou instituição podem aderir a esta rede através do site: https://crithinknet.org/