Entre os dias 13 e 17 de outubro, a cidade de Lyon foi palco de um Programa Europeu de cooperação ambiental que contou com a participação de cinco jovens portugueses. Catarina Barata, Letícia Lopes, Lourenço Ferreira, Marta Albuquerque e Rafael Baptista, estudantes do curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL), estiveram na Catholic University of Lyon (UCLy) para a componente presencial do Blended Intensive Programme (BIP) “The Green Nudge”.

Durante a semana, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e desenvolver competências técnicas na abordagem conhecida como 'nudge'. Com base neste conhecimento, criaram iniciativas 'green nudge' que visa a resolução de problemas e de desafios ambientais previamente identificados na cidade. Esta iniciativa proporcionou aos estudantes da ESSL uma excelente oportunidade para explorar e identificar problemas ambientais na cidade de Lyon.
O programa, promovido pela Catholic University of Lyon, contou também com a participação de estudantes de diversas instituições de ensino superior europeias, nomeadamente: Universidad Europea (Madrid, Espanha), Czech University of Life Sciences Prague (Praga, República Checa), Rhine-Waal University of Applied Sciences (Cleves, Alemanha), South-Eastern Finland University of Applied Sciences (Mikkeli, Finlândia), e a École Supérieure pour l’Environnement et la Qualité, Sécurité et Santé au Travail (ESQESE), pertencente à UCLy.
A participação dos estudantes da ESSL neste programa reflete a missão da Escola Superior de Saúde de Lisboa em formar profissionais de saúde aptos a responder aos desafios globais de sustentabilidade e ambiente.