Submetido por claudia_guerreiro a 20 April 2023

Investigador da ESTeSL é coautor de artigo publicado na Revista Nature

20.04.2023

É a primeira vez que o docente e investigador da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Miguel Brito, tem um artigo científico publicado na revista Nature, considerada líder no campo da ciência multidisciplinar "Diminishing benefits of urban living for children and adolescents' growth and development" é o título da publicação, que reúne 2 325 estudos, entre os quais o da Escola do Politécnico de Lisboa.

O artigo científico resulta da análise feita a partir de estudos realizados em vários países, no campo das doenças cardiovasculares e fatores que estão na sua origem. O trabalho desenvolvido pelos investigadores permitiu avaliar o crescimento e desenvolvimento de 71 milhões de crianças e adolescentes (com idades entre os 5 e os 19 anos), que vivem em áreas urbanas e rurais de 200 países, entre os quais Angola, onde decorreu o estudo realizado pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Os resultados mostram que, em grande parte do mundo, o desenvolvimento de quem reside nos meios urbanos cidades diminuiu no século XXI, enquanto, em grande parte da África subsaariana aumentou.

figura_artigo_nature

O estudo levado a cabo pela equipa de investigadores da ESTeSL, entre os quais Miguel Brito, escolhido para assinar o artigo da Nature, em representação da equipa da investigação que decorreu em colaboração com o Centro de Investigação em Saúde de Angola. O trabalho resultou da avaliação de cerca de 2000 indivíduos, através da recolha de dados de saúde e estilo de vida, seguindo um protocolo, único, de colheita de informação.

Para o investigador, sendo a Nature uma das melhores revistas de ciência da atualidade, ver o trabalho científico referenciado nesta publicação, é a melhor forma de divulgação.

Texto de CSS/GCI IPL