Submetido por claudia_guerreiro a 30 May 2023

Open Day Mestrados e Pós-Graduações trouxe à ESTeSL Alumni e Empregadores

30.05.2023

No dia 25 de maio de 2023, o Innovation Weekend: Open Day Mestrados e Pós-Graduações atraiu a atenção de estudantes e profissionais em busca de oportunidades educacionais avançadas. O evento, que ocorreu no Foyer do Auditório da ESTeSL, reuniu uma forte representação de todos os Diretores de Cursos de Mestrado e de Pós-Graduações, Empregadores, alumni ESTeSL entre outros convidados.

Open Day Mestrados  Open Day Mestrados

Durante o Innovation Weekend: Open Day Mestrados e Pós-Graduações, os participantes tiveram a oportunidade de explorar todos os cursos de Mestrado e Pós-Graduações disponíveis na ESTeSL. Os Diretores de Curso estiveram presentes para fornecer orientações e responder a perguntas sobre os cursos oferecidos, os requisitos de admissão, planos curriculares e perspetivas de futuro.

Open Day Mestrados  Open Day Mestrados

A Sessão teve início com a presença da Senhora Presidente da ESTeSL, Prof.ª Beatriz Fernandes, que destacou a importância desses programas para o desenvolvimento académico e profissional.

Open Day Mestrados  Open Day Mestrados

Pelas 16h00, o convidado Fábio Mestre dos Santos ofereceu-nos uma sessão intitulada "Pensar fora da Sala", que contou com vários participantes que ativamente responderam aos desafios apresentados. A sessão proporcionou uma reflexão estimulante sobre a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante os cursos lecionados na ESTeSL.

Open Day Mestrados  Open Day Mestrados

De seguida, iniciaram-se duas rondas de mesas-redondas. Na primeira ronda, estiveram presentes Fábio Matos (Presidente da Assembleia Comercial e Industrial da Ilha do Pico), Luís Bravo (Chief Investments Officer da YacooobaLbas), Fábio Santos (Coordenador de Incubação e Desenvolvimento Empresarial) e Teresa Leal (Pivot CRINOVE Sub-Região do Oeste, CCDR), que falaram sobre a importância do triângulo do conhecimento para o ecossistema académico. A segunda ronda contou com a presença de Rosana Gonçalves (Group Pharmacy Technician Coordinator, Luz Saúde), Rita Carvalho (STET), Diogo Marcos (Sociedade Avanço), Miguel Bastos (Clínica Pré e Pós-Parto) e Marco Costa (Direção de Imagiologia Hospitais CUF), que contribuíram de forma crítica e construtiva para responder aos desafios apresentados. As intervenções enriqueceram a ligação da academia com os diferentes ecossistemas, tanto empresariais como de empreendedorismo.

Open Day Mestrados  Open Day Mestrados

O dia terminou com a participação de seis casos de sucesso de alumni da ESTeSL de cursos de mestrado. As oradoras - Renata Cervantes, Ana Mafalda Mota, Ana Corceiro, Ana Palma, Sandra Braço-Forte, Ariana Rocha e Madalena Lemos – gentilmente partilharam com os participantes a mais-valia de terem frequentado um curso de 2º ciclo na ESTeSL, deixando algumas sugestões que poderão potenciar a relação entre a academia (estudantes e corpo docente) com os alumni.

Open Day Mestrados  Open Day Mestrados

O Innovation Weekend: Open Day Mestrados e Pós-Graduações na ESTeSL tornou-se num evento cativante e informativo, que proporcionou aos participantes a oportunidade de explorar novas opções de estudos avançados e interagir diretamente com os Diretores de Curso e restante corpo docente.
A presença de oradores de renome (empregadores) e ex-alunos de sucesso reforçou a importância desses programas na formação académica e no desenvolvimento de carreira.
Espera-se que eventos como este continuem a fortalecer a ligação entre a academia e os interessados em progredir nos seus estudos e alcançar o sucesso profissional.

Open Day Mestrados