Submetido por claudia_guerreiro a 19 May 2023

PASS IPL promove workshop sobre alimentação na ESTeSL

19.05.2023

Ser o chef da própria alimentação foi o mote do primeiro workshop promovido pelo PASS IPL – Programa de Alimentação Saudável e Sustentável, realizado no dia 26 de abril. Tendo a cozinha da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) como cenário, os participantes tiveram como objetivo trabalhar competências alimentares com a missão de cozinhar uma ementa com receitas mediterrânicas diversificadas.

As docentes da ESTeSL, da área da Dietética e Nutrição, Rute Borrego, Vânia Costa e Cláudia Viegas e o coordenador do Serviço de Alimentação nos Serviços de Ação Social do IPL, Heitor Oliveira, fazem parte da equipa do Programa PASS IPL e acompanharam o workshop desde o primeiro momento. Nas boas-vindas aos participantes estiveram Anabela Graça, pró-presidente do IPL para a Saúde, Ana Raposo, pró-presidente para a Comunicação Estratégica e Beatriz Fernandes, presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

passipl

A docente da ESTeSL, Rute Borrego começou por contextualizar o PASS IPL e destacar a missão do programa – “promover a alimentação saudável e sustentável no Politécnico de Lisboa e assumir os princípios da dieta mediterrânica em prol da saúde”

workshop iniciou com um momento de quebra-gelo dinamizado pelas diplomadas em Dietética de Nutrição pela ESTeSL, Beatriz, Catarina e Antonina, cujo estágio à Ordem dos Nutricionistas está integrado no  PASS IPL. Já nas instalações da cozinha e divididas em grupos, Rute Borrego explicou e demonstrou a melhor forma de higienizar as mãos, antes de iniciar a fase de preparação e confeção.

passipl

Cada equipa assumiu um espaço na cozinha, onde já estavam disponíveis as receitas e respetivos ingredientes. Heitor Oliveira explicou como gerir o espaço, nomeadamente quanto à separação de resíduos orgânicos e inorgânicos. O coordenador do Serviço de Alimentação dos SAS IPL deu alguns conselhos para a preparação dos alimentos, uso da faca e das tábuas de corte.

A experiência das participantes

Clara Pucarinho frequenta 1.ª ano da licenciatura em Dietética e Nutrição, curso que foi a sua primeira opção. Viu no workshop uma oportunidade para saber mais sobre a área. Pataniscas de bacalhau foi a receita que lhe coube fazer, em parceria com a colega Ana Cardoso. A estudar na licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais, a jovem participou no workshop como membro da Associação de Estudantes da ESTeSL, que também se associou à iniciativa.

As duas estudantes consideram o workshop promovido pelo PASS IPL, uma boa forma de aprender a confecionar melhor os alimentos e a ter uma noção da representatividade destes numa refeição. Clara cozinha diariamente e na sua rotina de aulas, alterna as refeições trazidas de casa com idas à cantina.

Com a missão de preparar chili de lentilhas com arroz, Helena Gonçalves, estudante do 3.º ano da licenciatura em Saúde Ambiental quis adquirir conhecimentos que possa partilhar em casa. A área de Higiene e Segurança Alimentar integrada no plano de estudos do curso já suscitou o seu interesse sobre alimentação, até porque sente cada vez mais necessidade de cozinhar em casa. A estudante considera que iniciativas como esta devem existir na comunidade académica.

passipl

Sara Murteira também é aluna do 3.º ano de Saúde Ambiental. Coube-lhe a preparação e confeção do peito de frango, necessário para a receita de pimentos recheados. Não tem muita experiência em cozinha porque são os pais que preparam as refeições, por isso considera uma mais-valia participar no workshop. “Não sabia que iria ser tão exaustivo, mas vai-nos preparar melhor, porque temos a perceção do que é estar do lado da cozinha numa cantina”, diz.

Beatriz Neto é diplomada em Dietética e Nutrição e o seu estágio foi feito no âmbito do PASS IPL. Participou na organização, que incluiu um trabalho de diagnóstico das competências alimentares e culinárias dos participantes, preparação dos questionários de inscrição e satisfação. “A literacia em saúde é um dos eixos do programa PASS IPL, por isso importa perceber se com esta atividade os participantes melhoram as suas competências”, explicou. O objetivo é que os questionários voltem a ser aplicados após 3 meses, para avaliar as mudanças na vida e hábitos dos participantes.

passipl

A escolha das receitas está associada a um ebook do PASS IPL que ainda não foi publicado, resultado de um trabalho conjunto de Beatriz e da colega Catarina Correia, também estagiária do programa do IPL. O livro digital integra receitas mediterrânicas práticas e saudáveis para os estudantes, divididas em 4 capítulos: sabores de casa (receitas mais caseiras), épocas de exame (mais práticas), tendências (receitas mais conhecidas entre os jovens) e sopas.

Antonina Shmihelska começou o estágio no PASS IPL em fevereiro e termina em maio. Deu apoio na realização do workshop ao nível da orientação de um dos grupos, ajudando, mas garantindo que as participantes preservavam a sua autonomia.

No final, e já com as receitas prontas, as participantes prepararam a mesa para o jantar. À mesa e a partilhar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de 3 horas, as participantes e a equipa da organização conversaram sobre a experiência.

Sobre o Programa de Alimentação Saudável e Sustentável

passipl

PASS IPL resulta de uma parceria entre o Politécnico de LisboaServiços de Ação Social do IPL e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Surge como um programa que pretende promover iniciativas que incentivem a alimentação saudável e sustentável na comunidade académica do Politécnico de Lisboa, nomeadamente no âmbito do desperdício alimentar e promoção de competências alimentares e culinárias e dieta mediterrânica.

Ver a galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL