José Moreira
Submetido por jose_moreira a 26 July 2022

ESTeSL recebe a 4ª edição da Academia Politécnico LX

26.07.2022

No passado dia 21 de julho de 2022 a ESTeSL recebeu os participantes da quarta edição da “Academia Politécnico Lx”, uma iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e pela Fórum Estudante que decorreu entre os dias 18 e 22 de julho nas diferentes instituições de ensino superior do IPL.

As boas-vindas aos 50 estudantes do ensino secundário de diferentes pontos do País  foram dadas pelo Gabinete de Comunicação e pela Vice-Presidente da ESTeSL, Prof.ª Lisete Fernandes, onde foi feita uma breve apresentação da ESTeSL e da sua oferta formativa. Foi, também, lançado um desafio: ao longo da visita cada participante devia registar os conhecimentos que considerassem ser úteis para aplicar no dia-a-dia.

Ao longo da manhã os participantes realizaram muitas atividades, tendo passado pelo curso de licenciatura em Farmácia, onde participaram na preparação de pomadas, no respetivo acondicionamento em bisnaga e rotulagem.

Na licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão, visitaram o gabinete de reabilitação visual e gabinetes de meios complementares de diagnóstico, onde simularam alguns exames para a avaliação da função visual.

Já na licenciatura em Ortoprotesia, exploraram o mundo das próteses e ortóteses, ao participar no processo de construção e teste de uma ortótese.

Houve, ainda, a oportunidade de aprender a utilizar um extintor e conhecer os comportamentos de segurança a adotar contra incêndios, no âmbito da Licenciatura em Saúde Ambiental.

Ainda no decorrer da semana, os 50 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a licenciatura em Fisioterapia da ESTeSL, com a participação na atividade “Fisioterapia em movimento”, que decorreu no ginásio da ESELx, na terça-feira, dia 19 de julho.

Sob o lema “Podes ser o que quiseres” a Academia Politécnico LX teve como principal objetivo dar a conhecer a oferta formativa do IPL, procurando ajudar os alunos do ensino secundário nas suas escolhas em relação ao prosseguimento de estudos no Ensino Superior, e incentivando-os a serem embaixadores do IPL e das suas unidades orgânicas nas suas escolas.

Saiba mais sobre como candidatar-se à ESTeSL em https://www.estesl.ipl.pt/candidatos