José Moreira
Submetido por jose_moreira a 5 June 2023

Abril e Maio | ESTeSL na Comunidade

05.06.2023

Abril e maio, foram os meses da ESTeSL na comunidade, onde realizou diversas atividades quer de promoção da oferta formativa quer ações específicas de promoção da saúde e prevenção da doença.

Durante estes dois meses, escolas do ensino básico e secundário do concelho de Lisboa e arredores (Escola Secundária de Amora; Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo de S. Domingos de Rana – Cascais, Escola Secundária Fernando Lopes Graça – Cascais; Escola Secundária do Pinhal Novo; Escola Secundária Eça de Queirós – Lisboa; Agrupamento de Escolas Alves Redol – Vila Franca de Xira), Autarquias e outras Entidades (Junta de freguesia de Belém; Câmara Municipal de Loures; ACES de Loures-Odivelas; Federação Portuguesa de Basquetebol; Clube de Futebol de Sassoeiros; Instituição de Apoio Social da Freguesia de Bucelas), entre outra instituições, receberam a visita de equipas de voluntários da ESTeSL (docentes, estudantes e recém licenciados) que dinamizaram atividades de promoção da saúde relacionadas com as áreas de formação da ESTeSL.

Feira Amora  Feira Amora

Feira E S S Domingos Rana  Feira E S S Domingos Rana

Feira E S Parede  Feira E S Parede

E S Pinhal Novo  E S Pinhal Novo

E S Eca Queiros  E S Eca Queiros

Crianças, adolescentes, idosos, cuidadores e população em geral tiveram a oportunidade de participar em ações/projetos ligados à área da saúde, passando pela área da Fisioterapia (programa de exercícios de estabilidade lombo-pélvica para minimizar o impacto da dor lombar em bailarinas; Prevenção de Lesões Músculo-esqueléticas e ensinamento de transferência para cuidadores formais; Gerações em Movimento; Promoção da Atividade Física nos Idosos; Festa do Basquetebol, entre outras iniciativas).

Já Ciências Biomédicas Laboratoriais e Farmácia, desenvolveram em algumas Escolas ações relacionadas com as temáticas: Álcool e Jovens em Idade Escolar: Comportamentos e Conhecimentos Associados ao Consumo; Fatores de risco no consumo do tabaco e patologias pré e neoplásicas; Prevenção de comportamentos de risco: Consumo substâncias psicoactivas e Infeções Sexualmente transmissíveis.

E S Alves Redol  E S Alves Redol

Ainda no âmbito da promoção da saúde na comunidade, a ESTeSL participou na habitual Feira da Educação e da Saúde de Belém, onde Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição e Fisiologia Clínica realizaram medições de colesterol e de glicémia, medições de pressão arterial, avaliações nutricionais e respetivos aconselhamentos aos mais de 200 visitantes que passaram pelo Stand da ESTeSL.

Feira Belém  Feira Belém

Ainda na ESTeSL, durante o mês de maio, a Unidade Curricular de "Exercício e Prescrição em Fisioterapia" da Licenciatura em Fisioterapia proporcionou à comunidade académica sessões de exercício gratuitas, direcionadas a diferentes temáticas (dor lombar, correção postural. flexibilidade, etc...).

Sessoes Exercicio FT  Sessoes Exercicio FT

A ESTeSL congratula uma vez mais os seus voluntários pelas ações/atividades desenvolvidas e continua empenhada em desenvolver estas atividades na comunidade, proporcionando aos estudantes a aplicação dos seus conhecimentos e competências e à ESTeSL continuar o seu trabalho de responsabilidade social.

Saiba mais sobre a ESTeSL na Comunidade.