Passar para o conteúdo principal
José Moreira
Submetido por jose_moreira a 5 June 2023

Abril e Maio | ESTeSL na Comunidade

05.06.2023

Abril e maio, foram os meses da ESTeSL na comunidade, onde realizou diversas atividades quer de promoção da oferta formativa quer ações específicas de promoção da saúde e prevenção da doença.

Durante estes dois meses, escolas do ensino básico e secundário do concelho de Lisboa e arredores (Escola Secundária de Amora; Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo de S. Domingos de Rana – Cascais, Escola Secundária Fernando Lopes Graça – Cascais; Escola Secundária do Pinhal Novo; Escola Secundária Eça de Queirós – Lisboa; Agrupamento de Escolas Alves Redol – Vila Franca de Xira), Autarquias e outras Entidades (Junta de freguesia de Belém; Câmara Municipal de Loures; ACES de Loures-Odivelas; Federação Portuguesa de Basquetebol; Clube de Futebol de Sassoeiros; Instituição de Apoio Social da Freguesia de Bucelas), entre outra instituições, receberam a visita de equipas de voluntários da ESTeSL (docentes, estudantes e recém licenciados) que dinamizaram atividades de promoção da saúde relacionadas com as áreas de formação da ESTeSL.

Feira Amora  Feira Amora

Feira E S S Domingos Rana  Feira E S S Domingos Rana

Feira E S Parede  Feira E S Parede

E S Pinhal Novo  E S Pinhal Novo

E S Pinhal Novo  E S Pinhal Novo

E S Eca Queiros  E S Eca Queiros

Crianças, adolescentes, idosos, cuidadores e população em geral tiveram a oportunidade de participar em ações/projetos ligados à área da saúde, passando pela área da Fisioterapia (programa de exercícios de estabilidade lombo-pélvica para minimizar o impacto da dor lombar em bailarinas; Prevenção de Lesões Músculo-esqueléticas e ensinamento de transferência para cuidadores formais; Gerações em Movimento; Promoção da Atividade Física nos Idosos; Festa do Basquetebol, entre outras iniciativas).

Já Ciências Biomédicas Laboratoriais e Farmácia, desenvolveram em algumas Escolas ações relacionadas com as temáticas: Álcool e Jovens em Idade Escolar: Comportamentos e Conhecimentos Associados ao Consumo; Fatores de risco no consumo do tabaco e patologias pré e neoplásicas; Prevenção de comportamentos de risco: Consumo substâncias psicoactivas e Infeções Sexualmente transmissíveis.

E S Alves Redol  E S Alves Redol

E S Alves Redol  E S Alves Redol

Ainda no âmbito da promoção da saúde na comunidade, a ESTeSL participou na habitual Feira da Educação e da Saúde de Belém, onde Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição e Fisiologia Clínica realizaram medições de colesterol e de glicémia, medições de pressão arterial, avaliações nutricionais e respetivos aconselhamentos aos mais de 200 visitantes que passaram pelo Stand da ESTeSL.

Feira Belém  Feira Belém

Feira Belém  Feira Belém

Feira Belém  Feira Belém

Feira Belém  Feira Belém

Ainda na ESTeSL, durante o mês de maio, a Unidade Curricular de "Exercício e Prescrição em Fisioterapia" da Licenciatura em Fisioterapia proporcionou à comunidade académica sessões de exercício gratuitas, direcionadas a diferentes temáticas (dor lombar, correção postural. flexibilidade, etc...).

Sessoes Exercicio FT  Sessoes Exercicio FT

Sessoes Exercicio FT  Sessoes Exercicio FT

Sessoes Exercicio FT  Sessoes Exercicio FT

A ESTeSL congratula uma vez mais os seus voluntários pelas ações/atividades desenvolvidas e continua empenhada em desenvolver estas atividades na comunidade, proporcionando aos estudantes a aplicação dos seus conhecimentos e competências e à ESTeSL continuar o seu trabalho de responsabilidade social.

Saiba mais sobre a ESTeSL na Comunidade.