A Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL), em parceria com a Essilorluxottica e a Zona Óptica, realizou no passado dia 3 de dezembro uma ação de sensibilização e avaliação da função visual na comunidade académica das Escolas Básicas da Alta de Lisboa e Almada Negreiros.
As Escolas receberam estudantes e docentes do curso de Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da ESSL para a realização de mais de 65 avaliações sumárias da função visual. Os alunos avaliados tinham idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos.

Esta iniciativa de âmbito pedagógico e social teve como objetivos: proporcionar experiência prática, oferecendo aos estudantes da ESSL uma experiência enriquecedora em contexto real de cuidados primários da saúde da visão, que contribui para uma formação mais diferenciada e diversificada; e promover o diagnóstico precoce de problemas visuais, pois a deteção numa fase inicial aumenta significativamente a probabilidade de as patologias visuais serem corrigidas ou controladas, minimizando o seu impacto na qualidade de vida e no desempenho escolar dos jovens.
Estas ações de prevenção e consciencialização junto da comunidade escolar, reforçam o compromisso contínuo do curso de Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da ESSL com a promoção da saúde da visão e o bem-estar da comunidade.
A colaboração entre a ESSL, a Essilorluxottica e a Zona Óptica demonstra o valor das parcerias entre o ensino superior e o setor privado na melhoria dos cuidados de saúde primários e na formação de futuros profissionais.
