A Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL) realizou, no dia 4 de dezembro, uma Sessão de Esclarecimentos sobre os Programas de Mobilidade Outgoing (Erasmus+ e Intercâmbio). O evento, direcionado a todos os estudantes de Licenciatura (do 1.º ao 4.º ano) com interesse em estudar ou estagiar no estrangeiro, decorreu no Auditório da ESSL.
A iniciativa visa fomentar a internacionalização dos estudantes e de incentivar a participação da comunidade académica em experiências de mobilidade. A ESSL reconhece o valor acrescentado da exposição a diferentes sistemas de ensino e realidades profissionais na área da saúde.
A sessão teve início com a intervenção de Cláudia Viegas, Vice-Presidente da ESSL e Docente do Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição, que sublinhou o impacto positivo da mobilidade no desenvolvimento de competências transversais, cruciais no mercado de trabalho atual, e na futura empregabilidade dos estudantes.

Seguiu-se a intervenção da Estudante Laura Brazona, Presidente da Associação de Estudantes da ESSL (AEESSL), que reforçou o apoio do papel da Associação na vida dos estudantes e a relevância destas experiências no enriquecimento do percurso académico e pessoal de cada estudante.

Um dos momentos mais dinâmicos e motivadores foi a partilha de Testemunhos de Mobilidade Erasmus+. As recém graduadas Catarina Chendo e Ana Carolina Cândido detalharam as suas jornadas de mobilidade em Génova e Copenhaga, respetivamente.
Ambas descreveram a sua jornada, abordando os desafios enfrentados e as oportunidades enriquecedoras adquiridas, tanto a nível escolar e de estágios realizados, como na esfera pessoal. Os relatos evidenciaram como estes programas atuam como catalisadores de crescimento e autonomia.

Seguiu-se Nuno Alves, da Área de Mobilidade Académica da ESSL, que apresentou de forma detalhada os procedimentos técnicos e práticos que uma candidatura exige.

A Sessão permitiu aos estudantes esclarecer todas as dúvidas e preparar o primeiro passo para uma experiência inesquecível. Entre os tópicos essenciais abordados, destacaram-se a diversidade de programas Erasmus+ (para estudantes e recém-graduados) e os programas de Intercâmbio; o esclarecimento formal do processo de candidatura. A Sessão culminou com um período de esclarecimento de dúvidas, permitindo aos estudantes dar o "Sim" a um período de mobilidade com maior confiança e preparação.
A ESSL considera esta iniciativa um passo fundamental, reforçando o seu compromisso com a formação de profissionais de saúde mais completos, competentes e internacionalmente experientes.
